Descubra os vinhos chilenos que alcançaram a mais alta pontuação na renomada guia

A cultura do vinho em nosso país acaba de marcar um marco em sua história: o autor da destacada guia Descorchados, Patricio Tapia, concedeu 99 pontos a Carmen Gold 2018 e Viñedo Chadwick 2018, tornando-se a pontuação mais alta que o jornalista especializado deu a dois vinhos chilenos, nos mais de 20 anos de história desta publicação.

Reconhecimento de nossos vinhos Descorchados, cuja primeira edição foi lançada em 1999, é um dos guias de vinho mais importantes nacionalmente e expandiu seu prestígio na América do Sul, abrangendo vinhos da Argentina, Brasil e Uruguai; esses quatro mercados são cruciais na produção de vinho nesta parte do mundo.

Sobre o reconhecimento de Carmen Gold 2018 – um clássico Cabernet Sauvignon do Alto Maipo, cuja primeira safra é de 1993 -, Emily Faulconer, Enóloga Chefe da Viña Carmen, enfatizou que é “um tremendo orgulho ter sido reconhecido como o Melhor Vinho Tinto do ano e ter alcançado estes históricos 99 pontos no Descorchados. É uma ótima notícia para o vinho chileno, especialmente para Alto Jahuel e o Cabernet Sauvignon, já que esse reconhecimento valida o potencial deste local para produzir vinhos excepcionais; um grande impulso para todos que trabalham nesta área específica do Alto Maipo”.

Outras distinções conquistadas pelo vinho da Viña Carmen incluem “top dez vinhos tintos de 2021”, “Melhor Vinho Tinto” (compartilhado), “Melhor Cabernet Sauvignon” (compartilhado) e “Melhor Maipo Andes” (compartilhado). “Carmen Gold 2018 é uma combinação perfeita entre uma seleção cuidadosa da melhor expressão dos terroirs da Carmen em Alto Jahuel e as ótimas condições de colheita, resultando em um vinho elegante e delicado”, disse Faulconer.

Por sua vez, o crítico de vinhos e autor do Descorchados, Patricio Tapia, lembrou que “Carmen Gold 1993 foi um dos primeiros ícones chilenos que provei. E embora isso tenha sido há mais de um quarto de século, permanece em minha memória o estilo robusto e altamente concentrado de suas primeiras safras. A enóloga Emily Faulconer, no entanto, o levou por um caminho diferente, muito mais sutil e delicado até. Tome como exemplo a nova safra de 2018 que, para nós no Descorchados, é a melhor que já provamos. E tivemos a sorte de provar todas elas”.

Outros vinhos da Viña Carmen destacados no Descorchados 2021 foram o Carmen Delanz Alto Jahuel 2019, com 96 pontos, e foi incluído no ranking “Melhores Cortes Tintos”; a isso se soma o Carmen DO Quijada 2019, que obteve 95 pontos e foi destacado nos rankings “Melhores Semillón” e “Melhores Apalta”.

Na linha Carmen Gran Reserva, o Sauvignon Blanc 2020 alcançou 92 pontos, assim como o Chardonnay 2020. Enquanto o Syrah 2019, Cabernet Sauvignon 2019, Petite Sirah 2019 e Carignan 2019 receberam 90 pontos.

Fonte: Emol.com